Thursday, April 05, 2007

A empregada, a televisão e o João Baião

A mulher entra-me pelo gabinete dentro e elogia a maneira rápida como escrevo no teclado. "Eu também gostava de trabalhar no computador assim rápido como a Dra. Trabalha tão depressa!!" Sorriso amarelo, enquanto me apresso a fechar a janela do meu blog favorito, onde estava a deixar um comentário sobre sexo, drogas e rock n' roll. Não fosse ela achar que o meu trabalho inclui escrever coisas como "É melhor começarem a fumar tabaco de enrolar!" Vem perguntar se quero café e aproveita para ter os dois dedinhos de conversa de que ela tanto gosta. (Obviamente, as conversas dela nunca me interessam, mas eu tenho uma enorme capacidade de abstracção e faço os meus próprios filmes da história da vizinha que tinha o marido doente e que acabou por se matar e foi tudo uma grande tragédia e ele até era bom homem e nem merecia um final daqueles...) Olha para a televisão sintonizada na RTP1 e diz: "Ah, pois, foi este que se casou agora há pouco tempo com uma senhora mais velha!" E eu: "Quem?" - enquanto olho para o écrã para me enturmar e poder responder de alguma maneira à conversa da senhora. E vejo o João Baião!! Susto. Pergunto: "O João Baião casou-se com uma mulher??" Ela espantada e com cara de quem não percebeu nada. "Sim, com aquela sra., a São José Lapa!" Ahh, ó Dra., olhe que ela sofreu uma grande reestruturação, nota-se bem, parece uma moça nova. Reestruturou-se muito." E eu ainda a pensar... "Mas o João Baião não era gay??" E não resisto: "Mas olhe que o João Baião parece-me que gosta é de homens." Ela incrédula, a olhar para mim como se eu estivesse a dizer uma heresia: "Ai é? Ah, uma coisa assim. Mas olhe que ele casou-se com a tal senhora, ouvi eu dizer!..." Esta gente acredita em tudo o que ouve na televisão. O João Baião casado com a São José Lapa! Tapa na Pantera.
Neste momento vejo a Adelaide Ferreira a descabelar-se enquanto canta e dança espalhafatosamente na TVI. A Ana Malhoa de peruca em mais uma versão de pirosa-ordinária-que-não-se-aguenta na SIC. A televisão nacional de manhã dá vontade de cortar os pulsos!...
P.S. - Só pus esta foto porque lá atrás está a fantástica frase "É do macaco!" O Adriano, lembram-se?

No comments: