Wednesday, June 04, 2008

Back to black (ou como o Rock In Rio é o pior festival do mundo)

Demorei alguns dias a digerir o concerto da Amy Winehouse e tudo o que se disse da pobre miúda. Muito menos tempo demorei a perceber que nunca mais volto a pôr estes pézinhos no Rock in Rio. Bastou ir lá uma única vez. Tinha bilhetes para ver os MUSE e os Kaiser Chiefs na próxima sexta-feira e ofereci-os logo no dia a seguir. O Rock in Rio é o pior festival onde já estive, um evento para as massas a fazer lembrar o Centro Comercial Colombo num Domingo antes do Natal. Mas quem é que se lembra de fazer concertos para 90 mil pessoas?? Tudo fazia adivinhar o caos. Palco inatingível (e quase invisível) a 700 metros, recinto cheio de gente desinteressante, não se via um boi, uma cabine de som com uma cobertura tão alta que quem ficasse atrás não via nada para o palco.... podia continuar, mas só lembrar-me de ter lá estado é penoso. Voltemos à Amy, então.

Se há coisa que me irrita é o falso moralismo do crítico-tuga. Amy Winehouse cantou "afónica", embriagada, drogada, devastada, com chupões no pescoço e cortes nos braços, caíu em palco, whatever... Estavam à espera de quê? Ah, se calhar como ela vinha a Portugal, estavam à espera que ela viesse reabilitada, curada, fantástica, maravilhosa e... sóbria. Mas, já ouviram falar na Amy Winehouse?? E ouviram falar por quê, pensem lá bem... O público do Rock in Rio foi tão mau ou tão bom que nem um encore pediu, mesmo que em vão fosse. Aplausos? O que é isso? Concerto acabado era ver tudo em debandada à caça de diversões idiotas, de comida ou de brindes grátis desses que os patrocinadores dão nos festivais e que enjoam a vista passados apenas 3 segundos, desde cristas vermelhas a bóias com patinhos. Era este o público do Rock in Rio, pessoas com cristas na cabeça e bóias na cintura. Não mereciam melhor do que o que tiveram. Paulo Gonzo, Ivete Sangalo e uma bela seca do Lenny Kravitz "a cantar da corneta".
Amy Winehouse esteve igual a si mesma e mais não se podia pedir. E só lhe faltou uma coisa: vomitar a sério para cima da organização e do público dessa merda que é o Rock in Rio. Espero que da próxima não se esforce e cancele o concerto de Madrid.

1 comment:

Paulo said...

Hello Elle, sabes onde estás? Em Portugal. Que esperavas num concerto? Que fosse diferente da televisão, da rua, das praias ou das estradas do país?...
Sabes, há alguns anos participei nuns encontros europeus, onde o tema era informação e educação. E fiquei surpreendido por ouvir os nórdicos a pedir mais educação para os seus países. Nessa altura pensei, bolas e nós, o que é que pedimos? Sei agora muito bem o que pedir. Chama-se mais "chá", que se toma em pequenino, ou então nunca mais. Depois, podes ter muita "informação", pós-graduações, mestrados e doutoramentos, mas jamais terás "educação". E nós, tugas, como agora é moda sermos chamados, nivelamos a nossa "educação" por baixo, pelo muito rasteiro. "But,that's life"! Goza o Sol, e agradece a Deus o clima do país. Afinal nem tudo é mau! ;))